
O croqui apresentado foi elaborado para NP1 da disciplina de Indumentária da professora Maya Marx no 1º período. O trabalho proposto foi a criação de uma pequena coleção composta por três croquis com base na matriz conceitual e tema escolhido dentre os período históricos apresentados em sala de aula.
A inspiração foi fundamentada no antigo Egito e o foco no mistério, fascínio e desejo de dominação das tres maiores expressões femininas daquele período: Nefertiti, Hatshepsut e Cleópatra.
A inspiração foi fundamentada no antigo Egito e o foco no mistério, fascínio e desejo de dominação das tres maiores expressões femininas daquele período: Nefertiti, Hatshepsut e Cleópatra.
SOBRE O TEMA ESCOLHIDO

As três rainhas marcaram a história antiga com sua saga de poder,domínio e mistério. Deixaram sua marca associada não apenas a liderança e carisma, mas principalmente ao estilo e personalidade. E essa é a principal proposta desta coleção; uma roupa que traduz a personalidade e o estilo próprio da mulher contemporânea, ativa e sofisticada.
O resultado é uma roupa estruturada com a silueta próxima ao corpo e com volume na medida. Plissados planejados que fazem referencia ao Egito antigo. Peças contruídas em tecidos naturais como o linho puro, a cambraia e o algodão orgânico. As cores escolhidas vão do pérola ao coral.
Os tecidos de fibras naturais privilegiam a estação da temporada: o verão.
SOBRE O CROQUI ANALISADO
O croqui escolhido reproduz o conceito e traduz o tema escolhido sem ser literal.
Trata-se de uma saia em linho puro, plissada que remete a indumentária do período histórico a que se refere; e um colete ajustado ao corpo para imprimir um ar de sensualidade discreta presente nas rainhas egípcias. O material e a cor escolhidos também fazem alusão ao tema.
CROQUI ANALISADO SOB A LUZ DE KANT
Dos filósofos estudados no terceiro período do nosso curso, acredito que Kant é o que nos permite uma maior coerência e flexibilidade de análise. Falo do ponto de vista do criador e do analista, pois esta é a situação aqui apresentada. Analiso o meu próprio trabalho.
No quarto paradoxo, Kant nos fala de finalidade e fim. O que cabe bem nesta análise, afinal apresento um desenho que representa algo que servirá para alguém do ponto de vista prático ou emocional. Assim compreendo a elaboração e o resultado do produto artístico ligado a moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário