quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Resumo do texto Considerações sobre uma estética contemporânea


O texto nos traz uma reflexão a respeito do homem contemporâneo e a transição entre a modernidade e a pós- modernidade. Propõe que a estética pós- moderna pretende liberdade na execução de suas ideias sem apego a regras ou modelos, o que era uma prática modernista; transformando e reinventando antigos conceitos estéticos em novas possibilidades.
O mundo pós- moderno transformou o homem racional em um ser complexo e de múltiplas atuações. E tal multiplicidade o mantem próximo aos signos que sempre o fez perceber suas indagações, conectando-o com o imaginário.


O imaginário sempre encontrou consentimento e estreitou relação com a estética quando o destino é o processo criativo, assim como o estímulo para a fantasia.
Com relação ao Belo, Kant fala que ele busca distinção na faculdade da imaginação e não na faculdade de cognição, apenas uma imaginação orientada pelo entendimento. É percebida uma comunhão entre estético e subjetividade quando refletimos sobre os juízos de gosto ou do prazer.

A elaboração da modernidade que permeou a vida desse homem pós-moderno, teve um contribuição forte das mídias. Diversos estilos visuais são oferecidos a toda hora, os novos e os antigos, estabelecendo uma identificação imediata com esse espectador havido por novidade e por diversas vezes vítima desse avanço tecnológico tão presente no cotidiano. A comunicação variada, o universo virtual, o excesso de imagens reais e imaginárias produzidas a todo instante pelas indústrias publicitárias e cinematográficas que interage a todo instante com esse ser contemporâneo. Tudo com o consentimento geral e com a inclusão às tendências contemporâneas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário